domingo, 4 de outubro de 2009

.: Tecendo afetos no final de semana :.



Na rua o sol brilhou neste final de semana. Em nossos corações também. Reunião de amigos do Bugre. Amigos de Garibaldi: Adriano, Chico & Jorge.Amigos de sempre.Fizeram-nos esquecer neste final de semana que estávamos em um buraco.
Os olhares disfarçados entrecortavam as risadas, mas era visível a sensação de perplexidade dos guris ao ver a debilidade daquele amigo que sempre esbanjou saúde.. Bugre se alegrou com a presença dos amigos.Faz esta travessia com altivez, embora as vezes sinta-se revoltado. Mas não reclama.Usa o colete cervical para que o pescoço não doa. Não alimenta-se mais sozinho.Não toma mais banho, nem veste-se só. Aos poucos nossa rotina muda. Aos poucos nós, Julio César nosso filho e eu vamos aprendendo a ser seus braços, suas mãos , seus pés e um pouco de sua esperança.Quanto tempo nos resta? Não sabemos. Aprendemos a nos fortalecer nos dias que varam o calendário com a maior pressa.  Se pudéssemos pararíamos o tempo...pois daqui um pouco será Natal de novo. Dois anos e meio de diagnóstico.A última visita ao neuro nos deu um alento:Não  existe comprometimento dos Pulmões ainda...  A quantidade de medicação aumentou.Nem sempre está disposto a fazer a fisio e a fono.Mas todas as noites aplico-lhe o Reiki.A fadiga pela manhã é cruel, e as fasciculações estão por todo o corpo até na lingua.. ele observa que intensificaraam-se nas pernas e na lingua, o que significa morte dos músculos.
Os amigos  presentes neste final de semana foram como um llenitivo revigorante.. e este final de semana eles vieram, trazendo lembranças queridas desta teia de afetos construídos com o coração e iniciada nos anos 80 em Garibaldi.Foram e nos deixaram mais leves, cansados e leves. Prometeram voltar. Tomara.


FASCICULAÇÕES: são contrações involuntárias de grupos de fibras musculares, visíveis durante o repouso. As contrações são breves, irregulares e não provocam deslocamentos de segmentos corpóreos, com exceção, às vezes, discretos movimentos a nível dos dedos. As fasciculações traduzem patologia do neurônio motor periférico ocorrendo principalmente na esclerose lateral amiotrófica . (Fonte:Wikipédia)

2 comentários:

clarice ge disse...

Ah, como queria que a dor fosse menor para gente boa.
Estou tão emocionada com o que leio e me sinto tão inútil por nada poder dizer que ajude.
Estou com o pensamento sempre acompanhando voces.
carinhos e mais carinhos

.: Laura Helena :. disse...

até seu silencio ajuda Cla..pq vem do seu coração florido:) bjo na palma da mão pra vc e suas "frozinhas" gracias querida...