sexta-feira, 9 de outubro de 2009

.:Com açúcar e com afeto :.



Profissionais Envolvidos..

Uma vez feito o diagnóstico, uma equipe de profissionais da saúde entra em cena para acompanhar a melhora da qualidade de vida do paciente, incluindo monitorização da ingestão de alimentos e líquidos, cuidados respiratórios, hidratação, controle de hipersalivação, constipação e micção, assim como maiores cuidados pessoais, tais como, apoio emocional, manutenção e controle da dor.

Veja abaixo um profissional indispensável que auxilia o paciente com ELA....

FONOAUDIÓLOGO:A atuação de um fonoaudiólogo é essencial, uma vez que a comunicação oral se desintegra durante a doença. O fonoaudiólogo instrui o paciente como preservar sua fala o maior tempo possível, e juntamente com o paciente planejam novos métodos de comunicação (por exemplo, utilizando uma caneta e papel, ou fazendo sinais com as pálpebras). Eles podem também explicar ao paciente como funciona o trato vocal. Ensinando o paciente sobre todos os aspectos da doença, irá permitir-lhes sentir maior controle sobre suas vidas e bem-estar. Finalmente, o fonoaudiólogo pode também desenvolver métodos de alimentação, uma vez que a deglutição torna-se cada dia mais dificil.


...E assim com "açúcar e com afeto"..vamos vivendo o nosso cotidiano.. um dia  pesa outro com o carinho fica mais leve...GRACIAS pelo carinho Dra.JANINE NICARETTO..